Cantoras, influenciadoras e até esportistas faturam milhões -- e bilhões, em alguns casos -- com linhas de maquiagem que levam seus rostos. Famosas que lançaram marcas de maquiagem
Divulgação
A artista e empresária Selena Gomez, de 32 anos, entrou para o seleto grupo dos bilionários na última sexta-feira (6), depois de sua participação na Rare Beauty, empresa de maquiagens que criou, atingir o patamar de US$ 1,1 bilhão.
O valor adquirido como a fundadora e presidente da empresa soma-se a outros milhões conquistados com sua carreira artística, além de parcerias comerciais nas redes sociais. Agora, a fortuna de Selena é estimada em US$ 1,3 bilhão (cerca de 7,3 bilhões).
E ela não foi a única celebridade a conseguir um patrimônio de altas cifras criando uma marca de cosméticos.
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Outra cantora de renome, a Rihanna se tornou bilionária com a marca Fenty Beauty, que vende maquiagens, produtos de cuidados com a pele, cabelos e perfumes.
Ainda, as influenciadoras Kim Kardashian, Kylie Jenner e Huda Kattan faturam milhões de dólares com as empresas de maquiagem que criaram.
Veja mais detalhes abaixo.
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Selena Gomez
Selena Gomez posa no Festival de Cannes 2024
Valery Hache/AFP
Selena Gomez se tornou bilionária, com um patrimônio estimado em US$ 1,3 bilhão pelo ranking de bilionários da Bloomberg.
Com esse primeiro bilhão, ela é uma das pessoas mais jovens dos Estados Unidos a se tornar bilionária com dinheiro proveniente do seu próprio trabalho, o que lá fora é chamado de "self-made billionaire" (ou bilionário que se fez sozinho, na tradução livre).
A fortuna de Selena vem de diversas fontes, como seu trabalho como artista, propriedades e campanhas publicitárias no Instagram -- plataforma em que ela é a terceira pessoa mais seguida do mundo, com 424 milhões de seguidores, atrás apenas dos jogadores de futebol Cristiano Ronaldo (638 milhões) e Lionel Messi (504 milhões).
No entanto, a maior parte de sua riqueza, cerca de 81,4%, vem de seu trabalho como empresária. Ela lançou, em 2020, a Rare Beuaty, marca de cosméticos que é sucesso nos Estados Unidos e vários países pelo mundo, como o Brasil.
Em março deste ano, inclusive, fontes do convívio da cantora disseram à Bloomberg que Selena contratou assessores financeiros para avaliar ofertas de investimentos e até de aquisição da Rare Beauty. A empresa tem um valor de mercado estimado em US$ 2 bilhões.
A participação de Selena na empresa é de US$ 1,1 bilhão.
O sucesso da marca pode ser atribuído, em grande parte, ao vínculo com a geração Z (de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. A empresa tem, principalmente, produtos líquidos e de fácil aplicação, que fazem parte de vários vídeos de tendências no TikTok desde o lançamento da marca.
A empresária também cofundou -- em parceria com sua mãe, Mandy Teefey, e a empresária Daniella Pierso -- a startup de saúde mental Wondermind, que foi avaliada em US$ 100 milhões em 2022. A plataforma oferece ferramentas para saúde mental, como textos, podcast e newsletter.
Rihanna
Rihanna durante show do intervalo no Superbowl 2023
Mark J. Rebilas/USA TODAY Sports
A cantora Rihanna, de 36 anos, é a pessoa mais famosa nascida em Barbados, pequena ilha do Caribe, e uma das mais ricas do mundo.
Com uma fortuna estimada em US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 7,8 bilhões), Rihanna entrou para o "cube do bilhão" em 2021 e não saiu mais.
Apesar do sucesso na carreira artística -- que a rendeu dezenas de prêmios, milhões de discos vendidos e shows lotados por todo o mundo -- a maior parte do patrimônio de Rihanna, assim como é com Selena, vem de sua atuação como empresária.
Ela fundou e é dona de 50% da marca de cosméticos Fenty Beauty, nascida em 2017, que tem como coproprietário o grupo LVMH, dono de marcas de luxo como Louis Vuitton, Dior e Sephora, por exemplo.
A empresa tem um valor de mercado estimado em quase US$ 3 bilhões, segundo a Forbes, e é sucesso de vendas pelo mundo pela sua ampla gama de cores dos produtos para atingir o máximo de tons de pele. No primeiro ano de vida da marca, as vendas foram de mais de US$ 500 milhões, conforme divulgou a LVMH à época.
Um pedaço da fortuna de Rihanna também é consequência de outro empreendimento que deu certo: a marca de lingeries Savage x Fenty, na qual a cantora tem uma participação de 28%.
Kim Kardashian
Kim Kardashian durante o Baby2Baby Gala, em novembro de 2022
Jordan Strauss/Invision/AP
Kim Kardashian ficou conhecida nos anos 2000 depois de uma vazamento de um vídeo íntimo. Ela e sua mãe, Kris Jenner, usaram o escândalo a seu favor e criaram, em 2007, o programa "Keeping Up with the Kardashians", que acompanha o dia a dia da família Kardashian-Jenner.
Em meio a 20 temporadas e vários anos de duração, Kim se tornou uma das figuras mais conhecidas da mídia e das redes sociais dos Estados Unidos e do mundo e, com seu sucesso, criou marcas que a fizeram entrar no grupo dos bilionários. Ela tem uma fortuna de US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 9,5 bilhões).
Em 2017, criou a KKW Beauty, marca de maquiagens.
Kim vendeu uma fatia de 20% da KKW Beauty para a gigante de cosméticos Coty em 2020, e lucrou US$ 200 milhões com o negócio, que foi avaliado em cerca de US$ 1 bilhão. Um ano depois, porém, fechou a empresa e migrou seus negócios para uma nova marca de produtos para cuidados com a pele: a SKKN, lançada em 2022.
Para além do ramo de cosméticos, em 2018 Kim fundou a Skims, uma marca de roupas modeladores, roupas íntimas e outros produtos.
No ano passado, uma rodada para captação de financiamentos para a empresa avaliou a companhia em US$ 4 bilhões.
Kylie Jenner
Kylie Jenner durante o tapete vermelho no Met Gala 2023
Evan Agostini/Invision/AP
A norte-americana Kylie Jenner, de 27 anos, já nasceu numa família com bom poder aquisitivo. Ela é a irmã mais nova de Kim Kardashian e ganha muito dinheiro com sua participação nos programas de reality show que acompanham a vida de sua família e com publicidades nas redes sociais. Ela é uma das pessoas mais seguidas do mundo, com 397 milhões de seguidores.
Porém, foi sua linha de maquiagem que a fez lucrar milhões e se tornar uma das mulheres mais ricas do mundo, com dinheiro proveniente do próprio trabalho. Sua fortuna é estimada em US$ 710 milhões (cerca de R$ 4 bilhões).
A Kylie Cosmetics foi fundada em 2014, quando a influenciadora ainda era adolescente, com lápis de boca e batons. Ela usou US$ 250 mil adquiridos como modelo para lançar a empresa.
Kylie chegou a ser considerada bilionária por conta de seu negócio, enquanto ela e sua família mentiam sobre os resultados financeiros da Kylie Cosmetics.
Porém, em 2020, quando a influenciadora vendeu 51% da empresa para a gigante dos cosméticos Coty, documentos mostraram que a empresa tinha um faturamento e um valor de mercado menor do que era informado.
Ainda assim, a Forbes estima que Kylie faturou US$ 340 milhões, já com o desconto dos impostos, pelo negócio.
Ela ainda detém 44% da Kylie Cosmetics e lançou outras marcas, com destaque para a Kylie Skin, de produtos de cuidados para a pele.
Huda Kattan
Há 10 anos, Huda Kattan abandonou a carreira de executiva para lançar sua própria marca de produtos de beleza
HUDA BEAUTY/Divulgação
Huda Kattan é o nome por trás da popular marca de maquiagens Huda Beuaty, com mais de uma década de mercado. Foi essa marca que a fez acumular, até 2023, um patrimônio de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões).
Huda, de 41 anos e nascida dos Emirados Árabes, trabalhava com finanças até 2010, quando, por estar infeliz com seu trabalho, decidiu transformar radicalmente sua carreira. Ela começou a trabalhar como maquiadora e montou um blog de beleza, onde passou a ser conhecida no universo digital.
Em 2013 ela criou a sua marca, porque enfrentava dificuldades para encontrar cílios postiços adequados para seu tipo de rosto e com as características desejadas.
Em mais de uma década, os negócios se expandiram e, hoje, a Huda Beauty tem todos os tipos de produtos de maquiagem e também vende itens de cuidados para a pele, com um faturamento anual estimado em US$ 200 milhões.
Em 2017, a marca foi avaliada em US$ 1,2 bilhão, quando a TSG Consumer Partners, uma companhia que compra partes de empresas de capital fechado, adquiriu uma pequena participação no negócio.
Outras celebridades também se aventuram no ramo
Além das famosas que fizeram uma grande fortuna com suas marcas de cosméticos, outras celebridades também se aventuraram na área nos últimos anos e lançaram suas próprias linhas.
A cantora Lady Gaga, que tem uma fortuna estimada em US$ 150 milhões (cerca de R$ 840 milhões), lançou, em 2019, a Haus Labs, marca de maquiagem que nasceu com a proposta de oferecer aos fãs da cantora produtos que tivessem uma proposta de liberdade criativa, além de serem livres de testes em animais em sua fabricação.
Outra cantora que entrou no ramo foi Ariana Grande, que tem uma fortuna estimada em US$ 72 milhões (cerca de R$ 403 milhões), proveniente sobretudo de sua carreira artística. Ela criou e é o rosto da R.E.M. Beauty, que vende maquiagem e produtos de cuidados com a pele.
A modelo e influenciadora Hailey Bieber também aproveitou de seu impacto com o público para lançar, em 2022, a Rhode. A empresa de cuidados com a pele opera nos Estados Unidos, Canadá e Europa e tem planos de expandir seus negócios. A fortuna de Hailey não é calculada pelas principais plataformas que monitoram o patrimônio dos mais ricos do mundo.
Mais recentemente, em 2024, a ex-tenista e empresária Serena Williams lançou a Wyn Beauty. OS lucros com a marca de maquiagem passarão a integrar um patrimônio que já é estimado em US$ 350 milhões (cerca de R$ 2 bilhões), com seus ganhos com o tênis, campanhas publicitária e a participação na empresa Will Perform, de cuidados para músculos e pele.