No dia de Santa Rita muitos devotos lotaram a paróquia na noite de segunda-feira para rezar e agradecer. Réplica do corpo de Santa Rita de Cássia é instalada na Paróquia em Suzano
A paróquia de Santa Rita de Cassia de Suzano ficou lotada na noite de segunda-feira (22), dia dedicado à santa que nasceu na Itália aproximadamente no ano de 1.300. Santa Rita se destacou muito pela obediência e também por seus milagres após sua morte, ficando conhecida como a advogada das causas impossíveis. No dia da padroeira da paróquia uma réplica do corpo de Santa Rita foi instalada no local.
Devotos estiveram na igreja para pedir e agradecer a santa conhecida por interceder nas causas impossíveis. Cátia Regina dos Santos Miranda afirma que recebeu um milagre há 13 anos. "Eu estava enferma, tinha varizes no meu ovário esquerdo e eu pedi para Santa Rita interceder por mim. O médico falou você precisa engravidar novamente caso você consiga, a gente faz a cirurgia e retira as varizes. Eu engravidei da Rita e no dia da cirurgia foi parto cesárea não tinha mais as minhas varizes. Só estava a Rita lá dentro. E desde a gravidez eu consagrei a ela o nome de Rita por causa de Santa Rita. O médico ficou espantado, mas todo ano eu trago. E quando ela ficou enferma de 1 anos e meio broncopneumonia. Ela ia para UTI. Eu pedi a Santa Rita para interceder por ela para ela não ir a UTI."
Uma fé que a adolescente de 13 anos aprendeu com a mãe e hoje faz questão de alimentar por conta própria. "Sempre ajoelho lá na imagem dela e peço para ela. Que eu já tenho terço e tenho tudo dela. Peço para ela tudo, tudo", conta Rita Ellen dos Santos Miranda.
Mas esse 22 de maio para a paróquia de Suzano estava ainda mais especial. É que o espaço ganhou um dos símbolos mais emblemáticos dentro da Igreja Católica: uma réplica da urna da santa.
A urna de Santa Rita de Cassia de Suzano é a primeira do Estado de São Paulo e a quarta do Brasil. A estrutura é uma réplica do corpo da santa das causas impossíveis, que segundo a Igreja Católica, repousa há séculos intacto desde a sua morte em 1457. Os restos mortais da religiosa estão expostos para devoção dos fiéis no Santuário de Cassia na Itália. "O corpo dela permanece incorrupto não é mumificado. Ela morreu e o corpo está intacto do mesmo jeito como morreu a 700 anos. E nós fizemos a réplica do jeito que está na Itália", explica o padre Luis Alberto Hidalgo.
O bispo dom Pedro Luiz Stringhini destaca que a urna com o corpo de um santo fica exposta na Igreja para veneração. "Se a gente vai na Basílica de São Pedro existem corpos de papas que são expostos para que se possa rezar e pedir a intercessão. São João 23, por exemplo, agora São João Paulo II e lá em Cassia na Itália no Santuário de Santa Rita então está o corpo."
O desejo de trazer uma réplica da urna de Santa Rita para Suzano partiu de um devoto. Anísio Oliveira de Carvalho procurava emprego quando recebeu o primeiro milagre. "Já era técnico de enfermagem formado há 11 anos e estava querendo me colocar no mercado de trabalho. Então eu fiz um pedido para Santa Rita: me ajuda na vaga que eu te oferto rosas. Passei por todo o processo e foi onde eu consegui ficar em sexto lugar de 475 inscritos."
De lá para cá a fé só aumentou. E o compromisso de trazer a santa para mais perto do povo também. Por meio de uma força tarefa coletiva, o grupo Filhos de Cassia conseguiu arrecadar R$ 55 mil e colocar o projeto em prática. "Fiz a minha oração e falei Santa Rita me ajuda a levar para Suzano que eu fico encarregado de fazer todo o trabalho. Então, quando eu sai o padre praticamente me ligou e eu já vi o milagre de Santa Rita aí. Então sentei junto com a minha irmã e vamos fazer o lançamento da campanha, a gente pode mobilizar toda a paróquia e assim a gente consegue arrecadar fundos. Eu já tinha os valores da urna, da réplica. Aí a gente dividiu dentro desses padrinhos onde foi feito o pagamento das parcelas e os padrinhos foi nos ajudando."
A urna de Santa Rita de Cassia ganhou um lugar de destaque na paróquia e vai ficar assim disponível pra visitação. Para os devotos um privilégio tão grande quanto a fé na santa. "Para nós é uma grande honra estar recebendo a urna de Santa Rita uma veneração muito grande par todos nós. Uma felicidade imensa estar aqui", afirma Claudilene Gonçalves Pinheiro.
Assista a mais notícias