Espaço fica no bairro Alto do Ipiranga. Atualmente, cerca de 350 pessoas frequentam a mesquita. Segundo o responsável pela visitação no lugar, as visitações são um passo importante para divulgar a história e cultura do Islã. Conheça a história da Mesquita Islâmica de Mogi das Cruzes
Os moradores de Mogi das Cruzes que passam pela Avenida Henrique Eroles, no Alto do Ipiranga, logo se encantam com os traços e características marcantes da Mesquita Islâmica (assista vídeo acima).
LEIA MAIS:
O que é o Islã? Muçulmanos e pesquisador explicam pilares da religião
Assim como em qualquer lugar do mundo, a mesquita foi construída em direção a Meca, na Arábia Saudita ocidental. A construção demorou 15 anos para ser concluída desde a instalação da pedra fundamental e, segundo Edmar Cândido da Silva, que é mestrando em Ciência da Religião e responsável pela visitação no lugar, cerca de 350 pessoas frequentam a mesquita. Para ele, abrir a mesquita é um passo importante para divulgar a história e cultura do Islã.
"No Islã não existe a adoração à pessoas, vivas ou falecidas, ou animais. No Islã nós adoramos única e exclusivamente à Deus".
Ensinamentos estão contidos no Alcorão, o livro sagrado que reúne as revelações divinas.
Reprodução/TV Diário
O local é separado por dois espaços: um para os homens e outro para as mulheres. Segundo Silva, a medida serve para dar mais liberdade e conforto no momento de adoração. "Às vezes o véu [que é necessário usar para entrar no templo] sai do lugar, a mulher precisa ajustar, pode ser que ela acabe tirando para conseguir arrumar... Ela se sentirá melhor para fazer isso em um espaço somente com mulheres", explica.
Outro ponto são os escritos árabes na parede: "Deus" e "mensageiro de Deus". "Muita gente olha os símbolos e pensa 'olha, o Deus dos muçulmanos, é um outro Deus. Não, esse símbolo quer dizer Deus em árabe. Da mesma forma que Deus é 'God' em inglês. Já no outro lado, o mensageiro de Deus, refere-se à pessoa que recebeu a palavra de Deus, ou seja, o alcorão", diz.
Os moradores interessados em visitar a Mesquita devem realizar o agendamento pelo telefone 94953-9023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê