Parceria, que terá a participação da ONG Gerando Falcões, visa a reintegração de jovens infratores na sociedade após o cumprimento da medida. Fundação Casa de Itaquaquecetuba
Reprodução/ Tv Diário
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) assinou, nesta quarta-feira (23), um termo de cooperação com a Fundação Casa para a implantação do Programa Pós-Medida, que visa a reintegração de jovens infratores na sociedade após o cumprimento da medida. A parceria será executada pelo governo do estado e municípios, com a participação da ONG Gerando Falcões.
O documento foi assinado na sede da Fundação Casa, na capital paulista, com a presença do secretário de Estado de Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa; do presidente do consórcio e prefeito de Guarulhos, Guti; a prefeita Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); o coordenador da Câmara Técnica de Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira, além de secretários e gestores de Assistência Social dos municípios.
O programa Pós-medida foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo acompanhar adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas, com o objetivo de reinseri-los na sociedade e reduzir a reincidência de atos infracionais.
“Esta é mais uma parceria importante que o Condemat articula e que resultará no fortalecimento das políticas públicas sociais para que os municípios possam oferecer mais oportunidades e perspectivas de futuro para estes jovens que, muitas vezes, cometeram algum delito por falta de estrutura familiar ou psicológica, mas que precisam e querem ser salvos” disse o presidente do consórcio.
Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos, reforçou a importância da parceria entre estado e municípios. “Quando o Estado e município andam juntos temos mais êxito em ações como esta, que vai proporcionar mais dignidade para jovens que estão à margem da sociedade”, disse.
Atualmente, na região do Condemat, funcionam seis Centros de Atendimento da Fundação Casa: um em Arujá, dois em Itaquaquecetuba e três em Guarulhos. A capacidade dessas seis unidades é para 320 internos, sendo a ocupação atual de 251. No período de 2021 a 2022, apenas os municípios de Salesópolis e Santa Branca não tiveram registros de internos.
O secretário de Estado de Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa, falou sobre os avanços da Fundação Casa.
“Nesta gestão conseguimos enxugar a máquina, o que nos proporcionou uma economia significativa e, com isso, a possibilidade de investimentos em programas como este, trabalhando em parceria com os municípios para oferecer capacitação, acesso à cultura, esportes e tecnologia aos jovens que são protagonistas da transformação da sociedade”, disse.
Costa falou ainda da parceria com a ONG Gerando Falcões para o desenvolvimento do programa. “Um dos braços deste programa na região do Condemat será a ONG Gerando Falcões, que já tem um trabalho com jovens reconhecido mundialmente e que vem para fortalecer as nossas ações”.
A partir do termo celebrado pelo Condemat com a Fundação Casa, cada município terá um plano de trabalho específico e poderá buscar novas parcerias com empresas e entidades para o desenvolvimento do programa.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê