Dados da SSP apontam queda no índice de crimes no Alto Tietê
Segundo números do governo do Estado, homicídio doloso, roubo e roubo de veículos estão entre os crimes que tiveram queda de quase 50%. Apesar do índice, moradores de Mogi se queixam de furtos e assaltos. Moradores e comerciantes de Mogi reclamam da falta de segurança
O índice de crimes no Alto Tietê tem queda de quase 50% em outubro desse ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Eles apontam que em outubro de 2022, foram 11 ocorrências de homicídio doloso nas 10 cidades da região e no mesmo período do ano passado foram 22. Os casos de roubo foram 789 em outubro desse ano e 1.561 em 2021.
Já em outubro deste ano foram 237 veículos roubados contra 463 no mesmo mês do ano passado. No mês passado foram 1.331 furtos e 2.611 em outubro de 2021. E furtos de veículos foram 310 este ano contra 607 em outubro do ano passado.
Insegurança
Apesar do índice da SSP, moradores de Mogi das Cruzes se queixam de furtos e assaltos. Para eles falta policiamento em alguns bairros da cidade. Um homem, que prefere não ser identificado, teve o carro furtado na Vila Paulista no Distrito de Brás Cubas. O problema é que o veículo não tinha seguro e ele ficou no prejuízo.
O crime de furto de veículo que esse homem foi vítima aumentou em 10% em Mogi das Cruzes, na comparação dos primeiros nove meses do ano, comparado ao mesmo período de 2021. Além disso, ele também caiu na conversa de um estelionatário. A vítima postou nas redes sociais que o carro tinha sido furtado, recebeu uma ligação para depositar um dinheiro e ter o carro de volta, mas era um golpe.
Uma outra comerciante do Conjunto Residencial Nova Bertioguinha foi roubada e agredida em outubro em plena luz do dia. Ela registrou boletim de ocorrência e espera que o responsável pela violência seja identificado e punido.
A Secretaria Municipal de Segurança afirma que há um trabalho conjunto com as polícias militar e civil para o combate a furtos e roubos. Além de reforçar a presença da Guarda Municipal no centro da cidade. A Polícia Militar informou que faz policiamento ostensivo em Mogi das Cruzes com reforço do efetivo nos locais e horários de maior incidência de crimes.
Assista a mais notícias
Fonte: G1