Globall Security

Ministro do Desenvolvimento Agrário se reúne com agricultores em Mogi das Cruzes

.

Por Nova TV Alto Tiete em 14/10/2023 às 20:53:22

Encontro discutiu sugestões para desburocratizar o plano safra e a regularização fundiária dos chacareiros de Jundiapeba. Ministro da Agricultura visita Mogi das Cruzes

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou Mogi das Cruzes neste sábado (14). Ele se reuniu com agricultores e representantes de sindicatos e cooperativas em Jundiapeba. O distrito tem um assentamento do Incra.

A falta de infraestrutura e o parcelamento do solo preocupa quem tira o sustento da terra. "Problema com segurança, com parcelamento do solo que é contra lei. Vai gerando muita residência. Aqui é uma área de produção e começa crescer as residências não tem infraestrutura, não tem esgoto. Isso aqui se continuar assim mais 10 anos, para de produzir", avalia o presidente da Cooprojur/Aprojur, Júlio César Preciani.

O diretor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes Gildo Saito afirma que é preciso mais crédito para os agricultores. "A gente precisa de bastante crédito para que os nossos produtores continuem aí produzindo. Nós aí somos responsáveis por 35% do abastecimento de hortifruti do estado de São Paulo. E nós não temos tido sucesso no acesso ao crédito. Nós precisamos que o Ministério nos ajude em relação, principalmente, a diminuir a burocracia em relação ao custeio e financiamentos agrícolas que os nossos produtores não estão conseguindo. Principalmente em relação a documentação porque temos muitos produtores não têm a posse da terra. Eles trabalham com contrato de arrendamento e no plano safra passado era permitido. E nesse agora não é."

O ministro Paulo Teixeira afirma que o plano safra desse ano é o maior de toda a história. Segundo o ministro o valor será de R$ 77,7 bilhões com juros subsidiados.

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visita Mogi das Cruzes

João Belarmino/ TV Diário

Ele destacou que o encontro deste sábado era para ouvir os produtores com o intuito de desburocratizar o plano. "Porque o que a gente quer é que esse dinheiro vá para a mão dos agricultores para que eles produzam comida. E essa região tem uma importância enorme por ser uma região que abastece. É o cinturão verde da Grande São Paulo."

Outro ponto de atuação do ministério é a regularização fundiária. De acordo com o ministro são 400 chacareiros em Jundiapeba que são resultado de um programa federal de regularização fundiária de assentamento urbano. "Para isso vamos oferecer os títulos para eles e ao mesmo tempo trabalhar para agregar valor a produção deles no sentido de uma cooperativa de agroindústria para que eles possam agregar valor e receber um valor melhor pela produção deles. Agora vamos desencadear (títulos). Visitamos todo o Brasil e pretendemos oferecer um cronograma para a oferta dos títulos para os chacareiros de Mogi."

Assista a mais notícias

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass