Mateus Viana viajou em outubro de 2021 para trabalhar como Au Pair, na Califórnia. O reencontro aconteceu em um restaurante em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Jovem viraliza após postar um vídeo do reencontro com a mãe ao voltar de intercâmbio
Um jovem de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, viralizou após postar um vídeo do reencontro com a mãe ao voltar de um intercâmbio de dois anos. A publicação já acumula mais de 12 milhões de visualizações nas redes sociais e conta com curtidas e comentários de famosos como MC Daniel, Thiaguinho e outros.
No registro, o criador de conteúdo Mateus Viana aparece em um restaurante durante a comemoração do aniversário da mãe, no dia 24 de outubro, fantasiado como um dos personagens da série "La Casa de Papel" e segurando um bolo de aniversário. A emoção fica para o final da gravação, quando o parabéns acaba, e o jovem tira a máscara e o tão esperado encontro acontece (veja no vídeo acima).
O criador de conteúdo tem 26 anos e disse que viajou em outubro de 2021, para trabalhar como Au Pair. Ele contou que sempre gostou da ideia de "ser babá" nos Estados Unidos, mas - como a área costuma ter mais vagas para mulheres - foi bem difícil de encontrar uma família que aceitasse um homem para cuidar de crianças. Viana se cadastrou no projeto em 2019 e ficou, durante dois anos, em busca de uma oportunidade.
"Morei na Califórnia durante os dois anos e foi um momento incrível, me abriu muitas portas e, o principal, abriu muito a minha cabeça. Eu amadureci muito e consegui aprender inglês e espanhol fluente. Foi perfeito, aprendi muita coisa", disse.
Mateus Viana morou na Califórnia durante os dois anos de intercâmbio
Mateus Viana/Redes sociais
O jovem relatou que o intercâmbio como Au Pair dura um ano, mas pode ser renovado por mais um. Quando o prazo acaba, muitas pessoas decidem tirar outro tipo de visto, como o de estudante ou turismo. Em outros casos, os jovens acabam entrando em um relacionamento e decidem casar. "Eu estava bem indeciso sobre voltar [para o Brasil] ou não, principalmente no meu primeiro ano. Eu pensava, mas sempre tive aquilo de terminar o intercâmbio e vir embora para casa. Então, durante as férias, eu aproveitava para viajar e conhecer novos lugares", contou.
"Eu tinha muita coisa incrível ali, mas não fazia sentido poder aproveitar e fazer tudo que eu queria fazer, sendo que eu não podia mostrar para minha mãe, para minha irmã ou para o meu padastro".
A desculpa que 'colou'
Como Mateus afirmou, muitos intercambistas decidem ficar nos Estados Unidos depois que o prazo do intercâmbio acaba. Apesar de ele não pensar dessa forma, a desculpa serviu perfeitamente para que ele não levantasse pistas da surpresa que estava planejando.
"Eu queria fazer surpresa, não só para ela - ela seria a surpresa principal, claro -, mas para toda a minha família. Sempre vi aqueles vídeos da pessoa chegando e fazendo surpresa pra todo mundo e pensava 'meu Deus, que emocionante'".
"Comecei a pensar em fazer uma surpresa depois do primeiro ano de intercâmbio, ainda tinha mais um, mas já fui colocando a ideia de ficar lá por mais tempo na mente da minha mãe. Eu falei para ela 'mãe, eu sei que meu intercâmbio acaba em outubro, porém eu renovei o visto para dezembro, pode ser que eu volte antes do natal'. Com o passar do tempo, fui alimentando cada vez mais isso. Cheguei a dizer até que talvez voltaria em janeiro ou fevereiro de 2024".
"Minha mãe me falava 'filho, você já tá muito cansado, já tem dois anos aí, volta
'. Isso porque, apesar de morar em um lugar legal, a rotina é bem cansativa. Trabalhar com crianças, alimentar, cuidar, levar para a escola, ser motorista, babá... Além disso, você mora na casa da pessoa, ou seja, você mora com seu chefe. Então quando você sai do seu trabalho, você continua no seu trabalho. É muito exaustivo".
Mesmo assim, o criador de conteúdo foi relutante e, não só a mãe, mas os familiares e amigos também acreditaram que não o veriam tão cedo.
Chegada do Mateus no Brasil foi marcada pela recepção da mãe de uma amiga que fez durante o intercâmbio
Mateus Viana/Arquivo pessoal
'Play' na missão
Viana contou que até a chegada no aeroporto foi muito bem planejada. "Tive a sorte de conhecer uma brasileira no intercâmbio e os pais dela me buscaram no aeroporto, me levaram para a casa deles, me recepcionaram super bem. Aquele carinho que não tive da minha mãe no momento da minha chegada no Brasil – por conta da surpresa -, eu tive dela. Fiquei dois dias na casa deles lá na capital e eles me trouxeram de carro até Mogi".
Assim como os planos da série "La Casa de Papel" são milimetricamente calculados, Viana pensou em tudo. Enquanto ele estava aqui no Brasil já colocando a missão em prática, aproveitou para lotar as redes sociais de fotos e fotos, como se estivesse em Los Angeles, na Califórnia.
"Eu tinha feito essa viagem para Los Angeles uns meses antes, mas não postei nada na época. Fui salvando tudo para postar quando eu viesse para o Brasil. Todo mundo da minha família, amigos e seguidores tinham a certeza de que eu tava em Los Angeles, mas era mentira".
Mateus Viana em Los Angeles, na Califórnia
Mateus Viana/Redes sociais
Aqui em Mogi das Cruzes, a primeira hospedagem do Mateus foi na casa do primo, Lucas Viana. Para essa surpresa, a desculpa foi o envio de cartões postais, que o primo tem o costume de colecionar.
"Eu fingi que era o entregador. Coloquei uma máscara de proteção facial, óculos, boné e uma jaqueta diferente. Cheguei lá e falei para o porteiro do condomínio dele que ele teria que assinar presencialmente. Ele veio, confirmei o nome, aí quando ele pegou e estava saindo, disse 'é só isso? Não tenho que assinar nada?', ai eu disse 'não, você quer um abraço?', quando eu disse isso do abraço, caiu a ficha dele, ele ficou pálido, foi uma surpresa muito gostosa".
O jovem ficou uma semana hospedado na casa do primo, só esperando o dia 24 de outubro, data do aniversário da estrela principal de todo esse plano mirabolante: Helenice Viana, mãe do Mateus. "A série La Casa de Papel é uma produção que a gente curtiu muito, assistimos todas as temporadas juntos, então eu achei muito bacana. Para ela não desconfiar, decidi falar pra minha irmã que eu contratei um animador de festa que iria levar um bolo pra ela no dia do aniversário. Aluguei a fantasia e esse era o plano".
Viana disse que, no dia 24, Helenice foi comemorar os 48 anos com os familiares em um restaurante de comida chinesa e ele ficou esperando, dentro do carro do primo no estacionamento do estabelecimento, até receber um sinal de que estava na hora (assista no vídeo abaixo).
Mateus Viana registra momento antes de fazer a surpresa para a mãe, Helenice Viana
"Na hora de aparecer no restaurante, eu estava tão nervoso que, quando estava subindo as escadas, não não vi o último degrau e caí feio. Machuquei o joelho e o pé, mas fiz de tudo para o bolo não cair no chão".
O jovem entrou dançando e todos começaram a cantar parabéns e bater palmas. "Quando eu vi ela ali, mesmo estando com a máscara, eu já comecei a ficar muito emocionado".
"Eu já não estava aguentando mais ver a minha mãe, minha melhor amiga, ali na minha frente depois de dois anos longe e ter que permanecer firme, na fantasia. Eu estava muito emocionado. Ela sempre torceu muito por mim e pelos meus sonhos".
Momento do reencontro do Mateus com a mãe, Helenice Viana
Mateus Viana/Arquivo pessoal
"Surreal", essa foi a sensação que o Mateus teve após tirar a máscara e finalmente abraçar a mãe. "Ela ficou muito em choque, ficou pálida e até me disse 'sabe quando você tem certeza que a pessoa está muito longe? Que ela não está aqui?'". Ela ficou me olhando várias vezes, me olhava de cima para baixo, me tocava para ver se eu estava ali mesmo, parecia até que era um sonho. Agora nossa rotina, depois de dois anos, será assim: juntinhos", finalizou.
Mateus em Mogi das Cruzes com a família
Mateus Viana/Arquivo pessoal
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê