A Suprema Corte do país chamou a decisão de Pedro Castillo de "golpe de Estado". Com a prisão de Castillo, Dina Boluarte, sua vice, assumiu a presidência e se tornou a primeira mulher na história do país a ocupar o cargo. Mogiana que mora no Peru conta como está o clima no país após presidente ser destituído
A mogiana Lilia Miyako Muramatsu, que mora há cinco anos em Trujillo, no norte do Peru, conta como está o clima no país após o presidente do país, Pedro Castillo, ser preso nesta quarta-feira (7), depois de decretar governo de exceção e fechar o congresso.
“Eu vivo aqui no Norte do Peru, em Trujillo, faz uns cinco anos. Eu sou de Mogi das Cruzes. E com toda essa movimentação, essa reviravolta política que aconteceu hoje, foi muito repentina. A população, no geral, grande maioria, está com muita expectativa pro futuro agora com essa nova presidente. E também, assim, grande parte também está feliz, em parte, muito feliz. Só uma pequena porcentagem que não".
"Os transportes estão, assim, tá tudo bem. Nada foi parado, tivemos só um comunicado de toque de recolher hoje e amanhã, a partir das 22h até as 4h. Fora isso, tá tudo bem. Não tá tendo revoltas, talvez lá Centro de Lima tá tendo um pequeno grupo sim de partidários do ex-presidente Castillo. Mas fora isso, tá tudo bem, estamos todos bem aqui”, disse Lilia.
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe os últimos acontecimentos da crise
Presidente do Peru é destituído e preso; entenda a crise que derrubou Pedro Castillo
Presidente do Peru anuncia governo de exceção, dissolve Congresso e declara estado de emergência; deputados aprovam impeachment e convocam a vice
A decisão de Castillo de decretar governo de exceção é prevista em lei para algumas situações. No entanto, ela foi amplamente condenada pelas autoridades do país. A Suprema Corte a chamou de golpe de Estado.
A mogiana Lilia Miyako Marumatsu vive em Trujillo, no norte do Peru, há cerca de cinco anos
Arquivo Pessoal
Com a prisão de Castillo, Dina Boluarte, sua vice, assumiu a presidência e se tornou a primeira mulher na história do país a ocupar o cargo.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê