Um produtor do interior do estado de São Paulo cria a raça há mais de 56 anos e afirma que foi a que melhor atendeu às expectativas. Guzerá é raça rústica e uma das mais tradicionais da pecuária do Brasil
Reprodução/TV TEM
A pecuária bovina do Brasil é uma das mais eficientes do mundo. São diversas raças que tornam o rebanho nacional tão rico em quantidade e qualidade das espécies. Dentre elas está a guzerá, uma das mais antigas do país. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), são cerca de 500 mil animais registrados no território nacional.
Um produtor do interior do estado de São Paulo cria a raça há mais de 56 anos e afirma que, de todas as raças que já criou junto com seu irmão, a guzerá foi a que melhor atendeu às suas expectativas. Os dois são a segunda geração de produtores da raça da família, e contam que seus filhos já estão começando a terceira geração.
O guzerá não precisa de muitos cuidados no manejo, é uma raça rústica, que consegue resistir ao calor tropical, e por isso é tão procurada pelos criadores.
O destaque na fazenda de produção de guzerá é um estudo que o veterinário Filippi Cecchino Tonetto está desenvolvendo com cerca de 500 animais, que estão passando por uma prova de eficiência alimentar, que começa a partir de um ano de vida. Os testes são diários, durante 77 dias.
Veja a reportagem exibida no programa em 19/11/2023:
Guzerá é raça rústica e uma das mais tradicionais da pecuária do Brasil
O projeto tem como objetivo identificar animais que consomem uma quantidade menor de alimento, mas que ganham o mesmo peso que os animais que consomem uma quantidade maior de comida.
O ideal é encontrar um animal equilibrado, que consuma uma quantidade menor de alimentos, mas que ganhe o peso ideal para o mercado. Esses animais são fundamentais para a indústria da pecuária nacional de reprodução.
Além de trabalhar com a venda de reprodutores, a família envia animais para o abate, e por isso todo o cuidado com a alimentação desses bovinos é de extrema importância.
O principal alimento da dieta desses animais é o milheto que vem da lavoura da própria fazenda. O grão é misturado com sorgo e proteína, e pode ser reaproveitado nos casos de sobra para a venda dos graus para as propriedades vizinhas.
Essa é a pecuária tradicional que vem de família e é passada de geração para geração
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
p
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais