Novas salas começaram a operar no dia 8 de março. Alto Tietê também conta com cinco Delegacias da Defesa da Mulher (DDM), em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Central de Flagrantes, em Mogi das Cruzes, é uma das unidades que passam a contar com uma sala DDM 24h
Natan Lira/G1
As delegacias sede de oito cidades do Alto Tietê passaram a contar com atendimento 24h a vítimas de violência contra a mulher. Segundo a Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP), as salas Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) 24h têm o objetivo de permitir o atendimento ininterrupto e online das vítimas.
As cidades que passam a contar com o novo serviço são Biritiba-Mirim, Salesópolis, Guararema, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e a Central de Polícia Judiciária de Mogi das Cruzes.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Ainda segundo a SSP, as salas DDM 24h têm índice de 76% dos boletins de ocorrência por violência doméstica convertidos em pedidos de medida protetiva em 2024.
Além disso, o Alto Tietê têm outras cinco Delegacias da Defesa da Mulher (DDM), em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, que atendem das 9h às 18h.
LEIA MAIS:
Dia da Mulher: Guia mostra rede para atender vítimas de violência no Alto Tietê
No Dia 8 de Março, Tarcísio anuncia pacote de medidas de apoio às mulheres e de combate à violência
Ainda sem prédio exclusivo, Delegacia da Mulher passa a atender no DP Central de Ferraz
DDM de Ferraz de Vasconcelos
Desde maio de 2023, Ferraz de Vasconcelos conta com uma DDM. No entanto, a delegacia especializada atende provisoriamente no prédio da Delegacia de Ferraz de Vasconcelos.
Em nota, a SSP informou que as obras da DDM de Ferraz de Vasconcelos estão em andamento e tem previsão de término para o 1° semestre de 2024.
Aplicativo SP Mulher
No dia 8 de março, o governo estadual também reformulou o antigo aplicativo S.O.S. Mulher, que passa a ser chamado SP Mulher. O serviço está disponível para os sistemas Android e iOS e permite o registro remoto de boletins de ocorrência.
De acordo com SSP, as vítimas com medida protetiva também podem acionar no app um botão do pânico em situações em que o agressor esteja descumprindo a medida. Ao acionar o botão, a Polícia Militar será acionada e enviará a equipe mais próxima até o local.
O app está disponível para os sistemas Android e iOS e permite o registro remoto de boletins de ocorrência. Além disso, vítimas com medida protetiva também poderão acionar no aplicativo um botão do pânico em situações em que o agressor esteja descumprindo a medida. Ao acionar o botão, a Polícia Militar será acionada e enviará a equipe mais próxima até o local.
Como denunciar
A SSP orienta as mulheres vítimas de algum tipo de violência, tanto doméstica como familiar, a denunciar seus agressores através de um boletim de ocorrência de forma presencial, em uma DDM, ou na delegacia da cidade em que ela reside.
Elas podem ainda fazer a denúncia por meio da DDM Online. Os serviços estão disponíveis 24 horas, em todos os dias da semana.
DDMs do Alto Tietê
Confira os endereços e telefones das Delegacias de Defesa da Mulher localizadas no Alto Tietê
Arujá
Endereço: Praça Bartolomeu Bueno, 7, Centro;
Telefone: 4655-3111.
Ferraz de Vasconcelos:
Endereço: Rua David de Rogatis, 49, Parque Dourado;
Telefone: 4678-1010.
Itaquaquecetuba
Endereço: Avenida Vereador João Barbosa de Moraes, 448, Vila Zeferina;
Telefone: 4642-7298.
Mogi das Cruzes
Endereço: Avenida Antônio Nascimento Costa, 21, Vila Oliveira;
Telefone: 4728-1878 ou 4725-9826.
Suzano
Endereço: Rua Presidente Nereu Ramos, 302, Jardim Santa Helena;
Telefone: 4748-8040.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê