Evento começa no dia 9 de maio com a apresentação das bandeiras na casa dos festeiros, levantamento do mastro e abertura do Império. Programação religiosa e festiva segue até 19 de maio. Abertura da Festa do Divino de Mogi das Cruzes vai reunir festeiros, capitães-de-mastro e devotos
Eduarda Hutter/g1
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2024, começa em 9 de maio e vai até 19 de maio. O tema desse ano é "Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia". (confira as atividades abaixo)
Os festeiros desta edição são o casal Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, e terão como Capitães de Mastro o casal Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. A Festa do Divino tem 411 anos de devoção em Mogi das Cruzes.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Programação de abertura
A abertura da festa, que acontece no dia 9 de maio, é marcada pela apresentação das bandeiras dos festeiros e capitães-de-mastro na casa dos festeiros Eduardo e Milena. A partir das 16h, os fiéis já poderão se concentrar no imóvel que fica na Rua Benedito de Camargo Franco Primo, 350, no Jardim São Pedro em César de Sousa.
No local estará presente a Congada São Benedito do Coração de César de Sousa que faz a saudação do Divino. Os familiares dos festeiros e capitães-de-mastro também participam deste momento especial.
Na sequência, às 16h30, há uma cerimônia na Prefeitura de Mogi, onde todos serão recebidos pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, pelos secretários, servidores municipais, ex-festeiros e ex-capitães-de-mastro, devotos, além de demais autoridades.
Cortejo de abertura da Festa do Divino de Mogi das Cruzes de 2023
Eduarda Hutter/g1
A partir das 17h, o cortejo sairá da Prefeitura de Mogi em direção à Praça Coronel Benedito de Almeida, onde está instalado o Império. E às 18h, o bispo diocesano faz a solenidade de abertura da festa com a bênção das novas bandeiras dos festeiros, capitães-de-mastro e dos devotos.
Ainda na Praça, há o hasteamento das bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino, a bênção do mastro pelo bispo diocesano, levantamento do mastro pelos capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. O Império também recebe a bênção e é aberto para a população.
Quermesse
Após toda essa solenidade na Praça Coronel Benedito de Almeida, todos seguem em cortejo pelas ruas da cidade até a quermesse para a abertura oficial do espaço que abriga barracas de 32 instituições beneficentes e paróquias.
A quermesse vai funcionar no Centro Municipal Integrado (CMI) Deputado Maurício Najar, na Avenida Cívica (s/nº), no Mogilar. O local também irá ter as bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino nos mastros. Elas serão hasteadas em frente à entrada.
Quermesse da Festa do Divino em 2023
Reprodução/ TV Diário
A tradicional quermesse da Festa do Divino terá funcionamento desde o dia da abertura da festividade até o encerramento nos seguintes horários:
18h30 às 23h (dias de semana);
14h às 23h30 (sábado e domingo).
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê