Globall Security

POLÍTICAS PUBLICAS GENERATIVAS.

PRECISAMOS AVANÇAR NA QUALIDADE

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 07/06/2023 às 05:31:03

Políticas públicas podem ser conceituadas como a mobilização do estado em seus diferentes níveis para conceber ações que estejam alinhadas com as expectativas da sociedade.

Constitui-se numa relação dual entre estado e sociedade e vai ter êxito, com o instituto da qualidade percebida, configurando-se na relação entre a prestação de serviço e no atendimento da expectativa.

A definição é bastante abrangente, todavia, não suficiente para ensejar maior adoção e sobretudo, cobrança da sociedade, considerando que as políticas públicas são funções derivadas da cobrança dos impostos dos cidadãos.

Paralelamente, estamos envoltos num ambiente de evolução na relação entre dúvidas e respostas com o aprendizado da máquina e a configuração de ferramentas de inteligência artificial, dinâmicas e generativas de novos conhecimentos, cujo processo é iniciado a partir de uma demanda clara do usuário.

A qualidade das políticas públicas, via de regra, estão aquém da necessidade da sociedade, o legislativo incumbido da criação de políticas públicas, repousa em berço caracterizado pela incompetência e falta de sintonia, optando por desenvolver instrumentos tão simples quanto pouco eficaz.

A discussão insere-se em saber qual será a resistência de um modelo centrado na sua própria manutenção, como atualmente funciona a maioria do Legislativo, com pouca inserção ou atuação nas respostas para a população. O modelo atual nos municípios é distorcido e voltado a responder demandas que são do poder legislativo, portanto pontuais, como asfaltar uma rua. Não contemplam políticas generativas e estruturantes as quais seriam plataformas para a geração de novas políticas efetivas.
Assim a defesa desta discussão passa pela introdução de um modelo de política pública generativa, caracterizada pelos seguintes fatores:

a. papel de plataforma de novas políticas públicas;

b. alinhamento com as demandas sociais.

Assim, de maneira transversal atua em diferentes poderes como executivo e legislativo otimizando a atuação do poder público.

Exemplo:

a. Políticas públicas que provê recursos para melhoria na educação.

Será o ponto de partida para novas políticas públicas que absorvam demandas para capacitação, treinamento e teremos meios mensuráveis de analisar a efetividade por meio da interação com os indivíduos e aumento da produtividade.

b. Políticas públicas voltadas a capacitação dos servidores.

Permitira o aumento de eficiência e eficácia no atendimento da população.

c. Parque Tecnológico

Permite centralizar as ações voltada para o empreendedorismo e inovação, ensejando novas políticas publicas de qualidade pela mobilização de elementos da tríplice hélice.

Políticas públicas não generativas.

a. Investimento em Publicidade

Efeito pontual e limitado.

b. Empréstimos

Limita a capacidade de atuação de gestões futuras.

Fonte: Blog: Dr. Devanildo responde.

Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass