Programação conta com o show da banda Madeira Mathula que representa a música afro-brasileira, caminhada, apresentações artísticas, oficinas e artesanato. Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Industrial, é um dos pontos da caminhada
Ana Karina Talarico/TV Diário
A programação do Sesc de Mogi das Cruzes neste final de semana traz a força da cultura afro, sendo uma continuidade das celebrações do Dia da Consciência Negra que é neste domingo (20).
As atrações começam nesta sexta-feira (19), e uma das ações é Quintais Negros: Histórias da Vila Industrial. A atividade é gratuita e para participar é preciso se inscrever antes.
Clique aqui para se inscrever
O público começa uma caminhada a partir das 18h, em vários pontos da Vila Industrial. Os participantes vão poder conhecer e refletir sobre os processos de urbanização do bairro após a chegada da Mineração Geral do Brasil na década de 40. E vão visitar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial e o Estádio Municipal Nogueirão.
No final de semana, o público pode participar de oficinas de artesanato utilizando palha natural e musicalização para bebês. O show da banda Madeira Mathula encerra a programação na tarde de domingo (20).
Confira a programação
Sexta- feira (18)
Diário Íntimo - Performance Intermídia com Ricardo Aleixo
Horário: 19h
Apresentação intermídia que mesclando sons, imagens e palavras; A performance faz parte do livro “Diário Íntimo”, no qual o autor explora seus ressentimentos e idiossincrasias em sua reconhecida preocupação social. Esta atividade integra o Projeto Especial “100 anos sem Lima Barreto”
A atividade é gratuita e é recomendada para maiores de 16 anos.
Quintais Negros: Histórias da Vila Industrial - com Mara Vidal e Xavier Filho
Horário: 18h
Caminhada para reflexão sobre processos de urbanização do bairro após a chegada da Mineração Geral do Brasil na década de 40. Que visita à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, à Quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial e ao Estádio Municipal Nogueirão. O percurso evidencia descolonização, racismo estrutural, ações antirracistas, histórias e memórias da presença e da resistência de pessoas negras em Mogi das Cruzes.
A atividade é gratuita, mas é necessário inscrição, ela é recomendada para maiores de 16 anos.
Sábado (19)
Musicriando: Corpo, Movimento e Música para Bebês - com Edi Holanda
Horário: 11h - Esta atividade também ocorre no domingo (20)
O repertório é lúdico e interativo, o ambiente passeia por várias imagens, como fundo do mar e floresta. O público e as crianças são convidados para brincar ao som de instrumentos musicais e ritmos brasileiros com canções de domínio público e autorais do Musicriando.
A atividade é gratuita, mas é necessário pegar senha 30 min antes, ela é livre para todos os públicos.
Oficina: Artesanato com Palha Natural - com Ali Saada
Horário: 11h
O objetivo dessa oficina é resgatar o artesanato em palha para regiões rurais ou urbanas, levando conhecimento sobre as fibras paras as pessoas. Os alunos terão conhecimento sobre como é colhido o material, como é feita a secagem e uma introdução a técnica de confecção de artefatos com palha. Depois de aprender a técnica e com um pouco mais de prática, é possível que a pessoas comecem a fazer cestas, tapetes, bolsas entre outros.
A atividade é gratuita, mas é necessário pegar senha 30 min antes, ela é recomendada para maiores de 12 anos.
Domingo (20)
Apresentação musical: Madeira Mathula
Horário: 16h
Madeira Mathula é uma banda de música afro-brasileira, enraizada na ancestralidade e na valorização dos saberes do nosso povo. Formada em 2018, é composta por seis musicistas, pesquisadoras e pesquisadores da cultura popular brasileira. As melodias carregadas de influências da MPB são misturadas aos tambores tradicionais da cultura popular.
O show é gratuito e livre para todos os públicos.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê