Estreante na Agrishow, companhia japonesa que produz robôs recentemente criou divisão interna para clientes que fabricam máquinas agrícolas. Com vendas triplicadas, Bosch investiu R$ 50 milhões em pesquisas para o agro. Agrishow 2024: veja aplicações de inteligência artificial que são destaque na feira
Diretor de soluções robóticas, Márcio Garcia participou este ano pela primeira vez da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola realizada esta semana em Ribeirão Preto (SP), apresentando robôs que melhoram a produtividade das indústrias, seja transportando cargas, seja avaliando a qualidade e detectando eventuais erros de processo.
A empresa que ele representa, a Yaskawa Motoman, é uma companhia japonesa centenária, que há décadas atua com automação em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil, em Diadema (SP), onde recentemente criou uma divisão interna específica, focada em equipamentos que atendam a empresas do agronegócio.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Isso porque em torno de 25% da produção do grupo hoje é destinada a fabricantes de máquinas agrícolas.
"Na parte do agro, a tecnologia não tem como parar, então todo ano essa demanda aumenta, porque todo mundo percebeu que, além de você ter a robotização, você ter uma certificação de qualidade, no seu cliente no final que vai utilizar as máquinas, aquele produto que passou pela robotização vai durar exatamente a especificação que está no catálogo ou até mais", diz.
Com alta de 15% no PIB em 2023 e responsável por quase a metade das exportações do país, o agronegócio tem mobilizado cada vez mais investimentos de indústrias de outros segmentos, em meio a um contexto onde inovações como inteligência artificial, recursos de conectividade e geolocalização estão difundidos nos mais diferentes setores da economia e da atividade humana.
LEIA TAMBÉM
Agrishow fecha edição 2024 com movimento de R$ 13,6 bilhões em negócios prospectados
Tecnologia e expertise: o que os estrangeiros buscam no agro brasileiro
Telemetria, força e eficiência: tratores 'top de linha' reúnem tecnologia e conforto para o produtor rural; VÍDEO
Dos R$ 56,6 bilhões de faturamento líquido das indústrias de máquinas e equipamentos no primeiro trimestre deste ano, 20%, ou seja R$ 11,6 bilhões, vieram do agro, segundo Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
"A população mundial está crescendo e a demanda por alimentos também, no entanto, as áreas produtivas disponíveis estão diminuindo. Dessa forma, buscamos promover a inovação no agronegócio por meio de parcerias estratégicas e sempre com tecnologias de ponta", afirma Mathias Schelp, diretor de Negócios Agro/Smart Agriculture da Bosch América Latina.
Solução de pulverização da Bosch; indústrias dedicam pesquisa e desenvolvimento para atender setor agro
Divulgação/Bosch
Desde 2018, a multinacional alemã, conhecida por sua atuação com mobilidade, tecnologia industrial e bens de consumo, por exemplo, tem uma equipe dedicada exclusivamente a aplicações para agricultura e, nos últimos três anos, triplicou as vendas para o segmento. Nesse mesmo período, o montante de pesquisa e desenvolvimento dedicado a soluções para o agro somam aproximadamente R$ 50 milhões.
Agricultura de precisão, automação e controle hidráulico são alguns dos conceitos que permeiam os avanços da empresa direcionados para os produtores rurais.
Na Agrishow deste ano, a companhia apresentou soluções como uma plataforma que permite o monitoramento e o controle de máquinas agrícolas à distância, tecnologias que otimizam a distribuição de fertilizantes e de sementes nas lavouras.
Márcio Garcia, diretor de soluções robóticas da Yaskawa, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)
Rodolfo Tiengo/g1
"A gente tem um sistema de plantio que possibilita que faça aplicação em taxa variável baseado em mapas que podem ser gerados por satélite. A partir disso, a gente consegue ver como essa aplicação foi feita e depois o produtor pode usar esse dados de maneira inteligente para ir melhorando o ciclo produtivo", explica Schelp.
Desde 2021, a empresa também mantém uma joint venture com a Basf, a One Smart Spray, para oferecer soluções de pulverização para plantações de milho, soja, algodão, girassol e canola, uma delas divulgada em primeira mão durante a feira do interior de São Paulo. Um sistema de flashes, câmeras e software de inteligência artificial que faz aplicação seletiva de herbicidas.
"Isso é feito com eficácia de até 95% e com certeza traz uma aplicação muito mais sustentável, traz economia de herbicida e aumento de produtividade."
Tecnologia de pulverização seletiva da Bosch, por meio de joint venture com a Basf, foi apresentada na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)
Divulgação/ Bosch
Veja mais notícias da Agrishow 2024
Já foi à Agrishow? Conheça a maior feira de agronegócio do Brasil