Haddad diz que RS pode ficar 2 anos sem pagar dívida
Mesmo debaixo de chuva, Rio Grande do Sul recupera vias para passagem de doaçõesO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste domingo (12), com exclusividade ao blog, que o Rio Grande do Sul poderá ficar até dois anos sem pagar as parcelas da dívida do Estado com a União.
Mesmo debaixo de chuva, Rio Grande do Sul recupera vias para passagem de doações
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste domingo (12), com exclusividade ao blog, que o Rio Grande do Sul poderá ficar até dois anos sem pagar as parcelas da dívida do Estado com a União. A suspensão seria temporária.
Haddad se reúne nesta segunda-feira (13) com o governador do RS, Eduardo Leite.
O governo federal quer garantias de que os recursos serão utilizados na reconstrução do Estado, que teve mais de 85% dos municípios atingidos pelas cheias e deslizamentos.
Números da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul estimam que, com o prazo de 24 meses sem pagar as parcelas da dívida, se abrem R$ 8 bilhões para o Estado destinar à reconstrução.
Além da tragédia humana, as enchentes no Rio Grande do Sul trazem grandes perdas econômicas. Estimativas de instituições privadas e do próprio governo federal calculam um impacto no PIB do Brasil neste ano de pelo menos 0,2 ponto percentual.
Só a queda na indústria no Rio Grande do Sul pode chegar a 20%.
Fonte: ECONOMIA