Em toda a região, 16.546 candidatos da região estão inscritos para prestar o Enem. Todas as cidades da região, com exceção de Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis, possuem locais de aplicação do exame. Estudantes movimentam um dos locais de prova em Mogi das Cruzes
Aniele Santos/ TV Diário
Neste domingo (20), os estudantes do Alto Tietê já estão nos locais de prova para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Neste ano, um total de 16.546 candidatos da região estão inscritos para prestar o Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O número aponta um crescimento de 11,2% na comparação com o total de candidatos do ano passado, mas ainda está abaixo do registrado antes da pandemia. Assim como em 2021, não há candidatos da região inscritos para a prova digital do Enem, segundo o Inep.
Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecham às 13h. A prova tem início às 13h30 e termina às 18h30. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
No segundo dia de prova do Enem, os candidatos vão responder 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
LEIA MAIS
Após despencar na pandemia, número de candidatos ao Enem no Alto Tietê cresce 11,2% em 2022
Enem 2022: confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
Primeiro dia do Enem 2022: gabarito extraoficial e correção ao vivo
Enem 2022: mais de 16,5 mil estudantes do Alto Tietê devem realizar a primeira etapa da prova neste domingo
Na região, a prova não será aplicada apenas em Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis. Todas as outras cidades possuem locais de aplicação do exame.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
Em ambos os dias, o candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Locais de prova
O local do exame consta no Cartão de Confirmação da Inscrição de cada candidato pode ser consultado na internet. O Inep orienta os candidatos a chegarem às 12h, no local de prova.
O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep ainda recomenda que o participante imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, desde que o candidato esteja acompanhado pelo fiscal.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê