Globall Security

Mulheres empreendedoras conquistam espaço dentro do setor de negócios no Alto Tietê

Por Nova TV Alto Tiete em 19/11/2022 às 21:30:29

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado neste sábado (19). Levantamento feito pela produção do Diário TV com a Receita Federal mostra que 46% do total de empreendedores da região são mulheres. Mulheres conquistam seu espaço dentro do setor de negócios no Alto Tietê

Neste sábado (19), é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. No Alto Tietê, não faltam exemplos de mulheres que conquistaram o seu lugar nesse universo.

Quem olha a Fernanda, dona de um salão de beleza todo estruturado, pode até achar que a empresária já começou assim, com o negócio todo equipado e contratando mão de obra. Mas a história não é bem essa.

“Eu com 16 anos engravidei, aí trabalhei em outras áreas. Aí com 20 e pouquinho entrei num salão como recepcionista. E ali me apaixonei, me identifiquei, fui me especializando, fazendo cursos e por 12 anos eu atendi nos salões e, às vezes, até domicílios fora do meu horário de trabalho pra poder ir montando clientela, aprendendo e, há quatro anos, eu montei meu próprio espaço”, disse a empresária Fernanda Gomes de Faria Flor.

Foi há quatro anos que ela realizou o sonho de ter seu próprio salão. Atualmente o espaço já precisou ser ampliado e conta com cerca de 10 funcionárias. Segundo ela, a maior dificuldade é lidar com a parte financeira, mas nada que não seja possível com muita dedicação.

“ É na parte financeira mesmo, parte de administração do negócio, porque eu aprendi e me preparei sendo cabeleireira. Lidar com pessoas, isso é incrível, mas as outras partes de gestão é o maior desafio”, contou Fernanda.

Antes de ter uma agência especializada em rede social, Eloisa vendia roupas, mas já usava a internet para divulgar as peças. Atualmente, com uma agência estruturada, ela faz questão de só contratar mulheres.

Eloisa abriu uma agência especializada em rede social em Mogi das Cruzes durante a pandemia

TV Diário/Reprodução

“Eu gosto muito do jeito que as mulheres trabalham, combina mais com a minha agência, combina mais comigo. Então, prefiro as mulheres”, disse Eloisa Lisboa Reis.

A empresária conta que no começo até sentiu um pouco de resistência, mas com muita determinação passou por esse "obstáculo".

“Até hoje tenho um pouco, às vezes a gente é um pouco descredibilizada e tudo mais mas a gente consegue, a gente passa por cima. Eu sempre quis trazer alguma coisa diferente, alguma coisa que trabalhasse em cima das redes sociais nas empresas aqui em Mogi, porque não tem, né? Não tinha, na verdade. E aí faz um pouco mais de três anos que foi quando eu comecei a agência. Na verdade era pra ser um blog e aí eu tinha uma sócia, a gente se juntou pra escrever, falar sobre marketing digital, redes sociais, pier digital, toda essa parte mesmo que não tinha muito aqui”, explicou Eloisa.

Um levantamento feito pela produção do Diário TV com a Receita Federal mostra que as 10 cidades do Alto Tietê somam quase 134 mil empreendedores, sendo que 46% são mulheres. A cidade que mais registra mulheres empreendedoras é Arujá com, 48,55%, seguida por Mogi das Cruzes, com 48,21%, e Biritiba-Mirim, com 47,64%.

Para as funcionárias de Eloisa, que também são empreendedoras, é muito gratificante ver a mulher ganhando esse espaço.

“Não é fácil, eu tenho uma marca que está deslanchando aí agora, na verdade a gente começou no meio da pandemia e não é fácil. A gente pensa em desistir várias vezes, mas esse vai ser nosso primeiro verão pós-pandemia, a gente tá bem ansioso, bem animado, e correndo atrás. Não é fácil não, mas a gente está buscando ”, disse Thais de Oliveira Andere Martins.

“A gente sempre faz um bom planejamento e tenta alcançar a meta e dobrar, se possível. Mas realmente é muito trabalho, muita dedicação que tem que ter pra poder conseguir estar no mercado, ainda mais hoje, que a concorrência é tão grande. Mas com dedicação, com planejamento, com um bom atendimento a gente consegue dar conta”, contou Lais de Cássia Oliveira.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass