Globall Security

Em meio a aumento de casos, cidades do Alto Tietê relatam falta de vacina contra a Covid-19

Por Nova TV Alto Tiete em 22/11/2022 às 08:52:30

Prefeituras afirmam que o problema está na não realização de entrega por parte do Governo do Estado. Problema ocorre em meio à alta de casos da doença.

Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda

Uma apuração realizada pelo g1 com as Prefeituras aponta que há falta de vacinas contra a Covid-19 em cidades do Alto Tietê. O problema, que também afeta outras regiões do país, foi relatado nesta segunda-feira (21).

Arujá informou que falta na cidade o imunizante da Astrazeneca. Em Itaquaquecetuba, a Prefeitura afirmou que devido a falta de entrega de doses, o estoque está baixo e pode faltar imunizante no município. Poá informou que está sem doses do imunizante AstraZeneca “devido a não entrega pelo Governo do Estado”.

Já Santa Isabel relatou estoque baixo, mas disse que há previsão de novas entregas na quarta-feira (22).

Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos não responderam aos questionamentos do g1.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que envia regularmente a quantidade de doses solicitadas pelos municípios e que cobra o Ministério da Saúde para o envio de novas doses. Já o Ministério da Saúde informou que já distribuiu mais de 555 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todo o Brasil e que os estados que são responsáveis pela distribuição aos municípios. (veja resposta completa abaixo)

LEIA TAMBÉM:

Moradores reclamam sobre falta de vacina contra Covid-19: 'Não há informações'

A situação ocorre em meio a uma nova onda da doença. Na última semana, o estado de São Paulo voltou a registrar mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. É a média mais alta em quatro meses.

Ainda conforme os dados, 8 em cada 10 internações, tanto em enfermaria quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão concentradas na Grande SP. A média na região é de 242 novas internações por dia.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que envia regularmente a quantidade de doses solicitadas pelos municípios. Segundo a secretaria, na última semana houve um aumento da procura pela vacinação contra a Covid-19 e, a partir desta terça-feira (22), novas remessas serão encaminhadas aos municípios. A pasta segue cobrando o Ministério da Saúde para o envio de novas doses.

Já o Ministério da Saúde informou que já distribuiu mais de 555 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todo o Brasil de forma proporcional e igualitária. O Ministério afirma que a pasta distribui doses aos estados que são responsáveis pela distribuição aos municípios.

Coronavac

O Ministério da Saúde informou que já disponibilizou 1 milhão de doses a todos os estados e Distrito Federal para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade. Segundo, o ministério a entrega de uma nova remessa com o mesmo quantitativo teve início na sexta-feira (18) a todos os estados. "Vale reforçar que a pasta distribui doses aos estados que são responsáveis pela distribuição aos municípios. Além disso, na última semana a pasta entregou 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 para a imunização de crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades."

Pfizer

O Ministério da Saúde informou que disponibilizou, a todos os estados e Distrito Federal, 1 milhão de doses de vacinas pediátricas destinadas a crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades.

"Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS)."

Cidades que relataram falta de vacinas contra a Covid-19 ou estoque baixo

Arujá

Itaquaquecetuba

Poá

Santa Isabel

Cidades que não relataram problemas no estoque de vacinas contra a Covid-19

Mogi das Cruzes

Salesópolis

Suzano

Veja quem pode e onde se vacinar contra a Covid-19 em cada cidade do Alto Tietê

Arujá

A Prefeitura de Arujá informou que o imunizante Astrazeneca, que é usado como dose adicional, está em falta no município. No entanto, segundo a administração municipal, isso não causa impacto no município.

De acordo com a Prefeitura as doses estão liberadas pra crianças de 3 anos a 11 anos para 1ª e 2ª doses, de 12 anos a 34 anos estão liberadas 1ª, 2ª e 3ª dose e acima de 35 anos da 1ª até 4ª dose. Também podem receber doses imunossuprimidos dos 12 anos aos 17 anos com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose e acima de 18 anos com 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª dose.

O atendimento é feito das 8h às 16h, nos seguintes postos:

Segunda-feira: Centro de Especialidades (CEM) e UBS Jardim Real

Terça-feira: Centro de Especialidades (CEM) e UBS Jardim Emília

Quarta-feira: Centro de Especialidades (CEM), UBS Parque Rodrigo Barreto e UBS Vila Pilar

Quinta-feira: Centro de Especialidades (CEM), UBS Mirante e FAzenda Rincão

Sexta-feira: Centro de Especialidades (CEM) e UBS Nova Arujá

Guararema

A Prefeitura de Guararema informou que não existe falta de imunizante contra a Covid-19, no município. Segundo a Prefeitura, a primeira dose está disponível para população em geral a partir de 3 anos e dos seis meses a menores de três com comorbidades, a segunda idem, a terceira dose a partir de 12 anos e quarta dose está liberada para pessoas acima de 18 e a quinta dose somente para imunossuprimidos.

A Prefeitura destaca que a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde-UBS Lambari e UBS Jd. Dulce ( de segunda a sexta das 9h às 14h) e na Central de Vacinação- Cevac( de segunda a sexta das 7h30 às 18h30 e aos sábados das 9h30 às 14h).

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que devido a falta de entrega dos últimos lotes solicitados ao GVE, da Secretaria de Estado da Saúde, os estoques do município estão sujeitos à falta nas próximas semanas.

Segundo a Prefeitura, a primeira dose está liberada para bebês de seis meses a 2 anos com comorbidades, a segunda para crianças de 6 a 11 anos, a terceira em adolescentes de 12 a 17 anos, a quarta em pessoas acima de 18 anos e a quinta em imunossuprimidos.

A campanha para estimular a vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto no Josely e Caic.

Mogi das Cruzes

A Prefeitura informou que segue o plano nacional de imunização, que prevê 1ª e 2ª doses para todos os moradores; 3ª dose para maiores de 12 anos e 4ª para pessoas com 40 anos ou mais. A 5ª dose é aplicada em imunossupirmidos. Para receber a vacina, é preciso agendar o atendimento pela internet.

Poá

Atualmente, o município aplica a vacina em todos os grupos a partir dos 6 meses de idade, com exceção da 5ª dose, que é exclusiva para imunossuprimidos.

O atendimento é em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 9h às 15h, com exceção da UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, que vai até 18h.

Salesópolis

A cidade informou que as doses são aplicadas de acordo com Plano Nacional de Imunização, sendo 1ª e 2ª doses para todos; 3ª para pessoas com 12 anos ou mais e 4ª destinada às pessoas acima de 40. A 5ª aplicação é realizada em imunossuprimidos.

O atendimento é feito nos seguintes postos:

CS II Remédios – (11) 4696-5145 - vacinação de crianças e adolescentes até 17 anos às quintas e adultos às terças

CS II Salesopolis - (11) 4696-1861 - vacinação crianças e adolescentes até 17 anos às quarta-feira e adultos às sextas

Santa Isabel

As Vacinas seguem disponíveis em todas as salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Na cidade, 1ª e 2ª doses são destinadas a pessoas a partir de 6 meses, enquanto 3ª é indicada para maiores de 12 anos e a 4ª para quem tem 18 ou mais.

Suzano

Podem tomar a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Suzano pessoas a partir de 6 meses. Já a 3ª aplicação é destinada a maiores de 12, enquanto a 2ª é indicada para pessoas com 18 ou mais. Os imunossuprimidos da mesma faixa etária pode receber a 5ª dose.

O atendimento é realizado em todas as UBS e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 9h às 16h, exceto a vacina para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades. Essa é oferecida nos seguintes postos:

UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CS2 (Avenida Paulo Portela, 205, Centro)

UBS Professor João Olímpio Neto (Rua Getúlio Moreira de Souza, 837, Parque Residencial Casa Branca)

UBS Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125, Miguel Badra Alto)

UBS Vereador Octacilio de Carvalho Schiavi (Rua Presbítero Benedito de Oliveira, 35, Jardim Dona Benta)

UBS Palmeiras (Rua Crispim Adelino Cardoso, 137, Recanto Feliz)

UBS Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40, Tabamarajoara)

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

p

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass