Globall Security

Itaquaquecetuba começa a vacinar crianças de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19

Por Nova TV Alto Tiete em 18/11/2022 às 14:19:32

Segundo a Prefeitura, as doses são para crianças imunossuprimidas e as aplicações ocorrem nas unidades básicas de saúde de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 16h. Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santa Isabel e Suzano já vacinam esse público. Guararema irá realizar um mutirão de vacinação no domingo (20), que contemplará este público e Mogi abre agendamento nesta sexta-feira (18). Vacina contra a Covid-19 será aplicada em crianças de 6 meses a 3 anos.

AP Photo/Mary Altaffer

Itaquaquecetuba já está vacinando crianças de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19. Segundo a Prefeitura, as doses são para crianças imunossuprimidas e as aplicações ocorrem nas unidades básicas de saúde de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 16h. "Registramos um aumento na procura pela vacinação devido ao recente aumento de casos de Covid-19. A ampliação para esse novo público já era esperada por muitos pais e responsáveis que desejam imunizar seus filhos menores", disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Já em Mogi das Cruzes a Prefeitura abre nesta sexta-feira (18), às 14h30, o agendamento on-line para vacinação contra Covid-19 dos bebês a partir dos 6 meses até 2 anos com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente). Os pais devem acessar o Clique Vacina para fazer o agendamento.

De acordo com a Prefeitura de Mogi será aplicada o imunizante chamado Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.440 doses da Pfizer baby. Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis precisam apresentar comprovantes, como receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades dos menores.

Os documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com o respectivo número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Segundo a Secretaria, o esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira poderá ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

Confira como irá funcionar a vacinação nas cidades da região

Ferraz de Vasconcelos

Ferraz de Vasconcelos inicia a vacinação contra Covid-19 de uma nova faixa etária: bebês acima de 6 meses de vida até crianças com 3 anos com comorbidade. A imunização terá início nesta quinta-feira (17) em quatro UBSs. São elas: Margarida, Vila São Paulo e Santo Antônio das 8h às 16h e no Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido das 8h às 20h.

A princípio, apenas as crianças que possuem alguma comorbidade podem receber a dose do imunizante. Para isso é preciso levar laudo médico ou receita médica com validade de até seis meses, além da certidão de nascimento.

Entre as comorbidades estão diabetes, síndrome de down, doenças pulmonares crônicas graves, cardiopatias, doenças renais e imunossuprimidos. A lista completa de comorbidades está no site da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.

Guararema

Guararema irá receber no domingo (20), o Vacinaço Contra a Covid-19 para atualização da caderneta de vacinação. A campanha vai abranger bebês de 6 meses a menos de 3 anos com comorbidades e todos os moradores da cidade que estão com doses atrasadas, inclusive a quarta dose para maiores de 18 anos.

A ação de vacinação será no Estacionamento do Pau D'Alho (Rua Coronel Ramalho, s/n – Centro) e nas UBSs do Jardim Dulce (Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 23, Jardim Dulce) e Lambari (Avenida Francisca Lerario, nº 955, Lambari), das 10h às 14h.

A utilização da vacina Pfizer para imunizar os bebês contra a Covid-19 foi liberada pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual, após receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina deste público possui composição diferente da utilizada para as faixas de maior idade, com dosagem específica para o público de 6 a menos de 3 anos.

Itaquaquecetuba

Itaquaquecetuba já está vacinando crianças de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19. Segundo a Prefeitura,as doses são para crianças imunossuprimidas e as aplicações ocorrem nas unidades básicas de saúde de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 16h.

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes inicia nesta sexta-feira (18), às 14h30, o agendamento online para a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir dos 6 meses até dois anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente). Para agendar a aplicação da dose, basta acessar o site do Clique Vacina.

De acordo com a pasta, o esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira poderá ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose. Nesta semana, Mogi recebeu 1.440 doses desta vacina, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Para vacinar as crianças, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem comprovantes, como receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades dos bebês. Os documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com o respectivo número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Poá

Poá inicia nesta quinta-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 aos poaenses de seis meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades e deficiência permanente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS"s) do município. No entanto, 30 minutos antes do encerramento do expediente, a imunização abrirá para todo o público desta faixa etária, por meio da xepa, ou seja, com as doses remanescentes do dia.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde , inicialmente, 200 doses do imunizante serão aplicadas no público-alvo.

A imunização será realizada em quatro das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sendo elas as UBSs Vila Júlia, Calmon Viana, Jardim América e Nova Poá. O horário de vacinação nestes postos de saúde é das 9h às 15h, com exceção da UBS Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Nova Poá), que imuniza no período das 9h às 18h.

A imunização será nas UBSs Vila Júlia (Rua Doutor Siqueira Campos, n° 180), Calmon Viana (Rua Maria Helena, n° 159), Jardim América (Rua Esmeralda, n° 88) e Nova Poá (Rua Esperidião Hoffer, n° 223).

Para obter mais informações ou sanar qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde, pelo telefone (11) 4639-9121.

Santa Isabel

As crianças entre 6 meses a 2 anos com comorbidades poderão receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, a partir de amanhã (17/11). A imunização será realizada das 7h às 16h, na Unidade Básica de Saúde I – Prefeito Ilário Dassiê, localizada na Rua Prefeito José Basílio Alvarenga, N° 930, no bairro Brotas.

Para vacinação de crianças com comorbidades domiciliadas ou acamadas, o munícipe deverá entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima à residência e realizar o agendamento.

Os documentos necessários para a aplicação da dose são: carta médica indicando a comorbidade da criança, cartão de vacina, CPF e Cartão do SUS. A vacinação de crianças de 3 a 4 anos sem comorbidades, continua acontecendo em todas as unidades de saúde de Santa Isabel.

Suzano

O imunizante estará disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CS2 (Avenida Paulo Portela, 205 – Centro); UBS Professor João Olímpio Neto (Rua Getúlio Moreira de Souza, 837 – Parque Residencial Casa Branca); UBS Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto); UBS Vereador Octacilio de Carvalho Schiavi (Rua Presbítero Benedito de Oliveira, 35 – Jardim Dona Benta); UBS Palmeiras (Rua Crispim Adelino Cardoso, 137 – Recanto Feliz); UBS Tabamarajoara (Rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Tabamarajoara).

O atendimento deve ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem a necessidade de agendamento prévio. Será exigida a apresentação de documento médico que ateste a comorbidade da criança para a aplicação da dose, além de documentos pessoais de praxe, como RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço e carteirinha de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.340 crianças entre seis meses e 2 anos de vida apresentam condições pré-existentes de comorbidade no município, segundo números estimados pelo governo do Estado para repasse das doses. O público que integra o grupo eleito à vacinação são as crianças com cardiopatias crônicas, asma grave, doenças neurológicas crônicas, imunossupressão, pneumopatias e outras comorbidades.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass